O IESS lançou recentemente o Texto para Discussão 96, que apresenta dados de absenteísmo por motivos de saúde e fatores associados entre beneficiários de planos de saúde de assistência médico-hospitalar. Para quem não está familiarizado, o termo é o nome dado ao índice utilizado pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas para medir as ausências dos profissionais durante o expediente, por razões diversas como saúde, férias, atrasos, problemas familiares, etc.

Um dos destaques do estudo é a análise das características comportamentais entre beneficiários de planos de saúde que faltaram ao serviço. Foi identificado que a principal causa são os problemas de sono: 63,5% das pessoas com planos de saúde se ausentaram do trabalho na última semana em relação à data do questionamento.

Além disso, o texto para discussão mostrou que cerca de 2,7% da amostra, equivalente a aproximadamente 376 mil beneficiários, se ausentaram do trabalho por motivos de saúde e que os homens apresentaram maiores taxas de absenteísmo em comparação às mulheres.

O estudo utilizou os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do ano de 2019, que teve seus resultados divulgados em 2021 e coletou dados de cerca de 108 mil domicílios espalhados por todo o País, entrevistando aproximadamente 197 mil participantes.