A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar o Guia ANS de Diversidade e Inclusão. Com foco no público interno da Agência, a publicação tem o objetivo de orientar servidores e colaboradores sobre como lidar com a diversidade no ambiente de trabalho. O Guia está alinhado à Política Integrada de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG), publicada pela ANS em março deste ano. Na ocasião, a iniciativa foi pioneira no âmbito das agências reguladoras no Brasil.

“Entendemos que o estabelecimento de diretrizes institucionais e a disseminação de conceitos são fundamentais para o fortalecimento de uma cultura organizacional íntegra e que combata toda forma de discriminação. Esses valores contribuem para um ambiente de trabalho socialmente justo e para a melhoria das relações em sociedade”, ressalta o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

A sigla ESG, em inglês, significa Environmental Social Governance e representa três dimensões essenciais para a avaliação e análise das práticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa de uma organização. Essas dimensões são:  Ambiental (Environmental), Social (Social), Governança (Governance).

A abordagem ESG busca incluir fatores ambientais, sociais e de governança em toda cadeia de valor da Agência. “Nesse sentido, é nosso papel manter a força de trabalho da Agência integrada, inclusiva e contribuindo para uma sociedade mais justa, baseada no respeito à diversidade”, ressalta Renato Cader, assessor da Presidência da ANS e líder do projeto ESG.

O Guia de Diversidade e Inclusão da ANS reforça a necessidade de promoção de ações para combater situações de assédio moral e sexual, além de fazer um alerta para que se evitem expressões da discriminação, sejam de gênero, de orientação sexual, de raça ou etnia, religião ou crença, deficiência ou condição física, nacionalidade ou idade, nos ambientes institucionais.

Além da nova publicação, a ANS lançou este ano o Painel do Projeto ESG e o Painel de Governança e Sustentabilidade, ferramentas dinâmicas que reúnem informações e documentos sobre o tema e estão disponíveis no portal da Agência. Entre as medidas em andamento, está a seleção de cooperativas de catadores de materiais recicláveis para a realização da Coleta Seletiva Cidadã. O Edital de Chamamento Público Compartilhado foi lançado em abril deste ano e a previsão é que ainda no final de junho a coleta seja iniciada.

Todas essas ações fazem parte da Política ESG da ANS e estão alinhadas ao planejamento estratégico, à Agenda Regulatória 2023-2025 e às atribuições diárias da Agência. O projeto ESG pode ser encontrado, além da nossa página, no VitrineGov.

Clique aqui para acessar o Guia de Diversidade e Inclusão da ANS.