A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que recebeu 29 contribuições válidas na Tomada Pública de Subsídios (TPS) 2, que teve como foco o projeto Linhas de Cuidado Prioritárias na Saúde Suplementar. Desse total, cinco foram para a linha de cuidado de doenças cardiovasculares; cinco para diabetes e obesidade; cinco para oncologia; três para o Transtorno do Espectro Autista (TEA); três para depressão e ansiedade; três para doenças osteomusculares; uma para a abordagem materna e neonatal; uma para asma; uma para saúde do idoso; uma para apneia do sono e uma para atenção fisioterápica domiciliar.

Em relação aos proponentes, 16 contribuições foram enviadas por operadoras de planos de saúde; duas contribuições foram enviadas por representação de operadoras; duas por organizações não-governamentais, das quais uma para apoio a mulheres com câncer de mama e a outra para o cuidado a pessoas com osteoporose; duas por indústria farmacêutica; duas por especialistas; duas por empresas de consultoria; uma por indústria de material médico-hospitalar; uma por entidade de representação de classe; e uma por instituição de ensino.

“Colocamos em debate com a sociedade as linhas de cuidado prioritárias na saúde suplementar como forma de sensibilizar a necessidade urgente de uma previsibilidade assistencial para que todos possam estar focados nas boas práticas e caminhar para a geração de autocuidado, promoção da saúde e prevenção de doenças”, ressaltou o diretor de Desenvolvimento Setorial, Maurício Nunes.

Agora, as propostas serão analisadas por uma Câmara Técnica no âmbito do Grupo de Trabalho de Relacionamento com Prestadores de Serviços de Saúde (GT-Redides), com participação de sociedades de especialidades médicas, indicadas pela Associação Médica Brasileira; das demais sociedades e associações profissionais de saúde, especialistas, universidades, dentre outras entidades, conforme as áreas de atenção à saúde especificadas.

Sobre a TPS 2

A Tomada Pública de Subsídios 2 ficou disponível no portal da ANS entre os dias 01/12/2023 e 30/06/2024 para receber propostas sobre as linhas de cuidado prioritárias na saúde suplementar, contendo fluxos, protocolos clínicos, diretrizes terapêuticas e indicadores de saúde.

As propostas de desenho da linha de cuidado deveriam incluir a promoção da saúde; a prevenção de riscos, agravos e doenças; o rastreamento; o diagnóstico; o tratamento; a reabilitação; os cuidados paliativos; e os cuidados de final de vida. As linhas de cuidado deveriam também considerar os diferentes níveis de atenção: primária, especializada ambulatorial e hospitalar, e domiciliar.

Relação da Quantidade de Contribuições por Entidade/Pessoa Física

..
.

 Relação da Quantidade de Contribuições por Linha de Cuidado

.