A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, durante a 593ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada, as fichas técnicas do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) para o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2024, ano-base 2023.

Entre as principais alterações nos Indicadores do IDSS 2024 destacam-se a pontuação de hospitais e laboratórios com certificações reconhecidas pela International Society for Quality in Health Care (ISQUA), e a inclusão de dois novos indicadores, confira abaixo:

 Acesse o material do IDSS ano-base 2023

Indicador   Objetivo

2.9 Taxa de Dentes Permanentes com Tratamento Endodônticos 

Peso zero em 2023 

Aumentar o número de indicadores que avalia acesso nos planos do Segmento Odontológico.
2.10 Frequência de Utilização de Rede de Hospitais com Atributo: Qualidade Monitorada 

Indicador Bônus – aumenta a nota da dimensão IDGA em até 20% 

Incentivar as operadoras a estimularem sua rede prestadora hospitalar a participar do PM-Qualiss Hospitalar, programa que avalia o desempenho dos prestadores de serviços hospitalares que atual na saúde suplementar, por meio de coleta mensal de indicadores assistenciais.

Para acessar a Nota Técnica que descreve todas as alterações realizadas, clique aqui.

Sobre o Programa de Qualificação das Operadoras – PQO

Programa de Qualificação das Operadoras – PQO é a inciativa mais antiga da ANS para o estímulo à qualidade setorial. O Programa permite a avaliação anual do desempenho de Operadoras, possibilitando que consumidores ou interessados em contratar um plano tenham acesso a informações detalhadas e periódicas sobre o desempenho do setor. Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).

Sobre o IDSS

O IDSS é calculado a partir de indicadores extraídos dos sistemas nacionais de informação ou de sistemas da ANS. O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a concorrência baseada em desempenho.