O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Rio e a Qualicorp assinam, na quinta-feira, termo de cooperação que tornará mais rápida a solução de demandas relativas aos planos de saúde coletivos administrados pela empresa, líder na comercialização e administração de planos de saúde coletivos e serviços em saúde, contando com mais de 4,6 milhões de beneficiários.

Ao assinar o documento, a Qualicorp se compromete a colocar à disposição da Defensoria um canal exclusivo pelo qual serão encaminhadas as reclamações dos clientes levadas ao conhecimento dos defensores públicos. Os casos urgentes deverão ser respondidos em três horas; os demais, em até três dias úteis. O termo de cooperação entre a Defensoria e a administradora de benefícios não inclui demandas de urgência e emergência ocorridas fora do horário comercial e em dias não úteis, fins de semana e feriados.

– A ideia é estabelecer procedimentos e canais de comunicação eficientes, padronizados e formais entre a Defensoria e a administradora de benefícios, o que garantirá atendimento ainda mais ágil e satisfatório aos consumidores que nos procuram – explica a coordenadora do Nudecon, Patricia Cardoso.

Essa é mais uma iniciativa do Nudecon em favor da solução extrajudicial de conflitos que, ao priorizar a conciliação entre consumidores e fornecedores, colabora para reduzir o número de ações em tramitação no Poder Judiciário.